Hoje finalmente tive tempo de ler um pouco mais sobre a "polêmica" da playboy da Nanda Costa e a suposta falta de depilação. Pensei que fosse me deparar com uma floresta amazônica nas fotos mas, sinceramente, não achei nada demais.
Li muitos textos comentando o assunto, além de comentários no twitter e em outros blogs. A maioria, na minha opinião, eram apenas dizeres machistas e descabidos - o que não é nenhuma novidade dada a pauta da discussão. Tanto rebuliço porque a moça não estava depilada como uma criança? Chamar a atriz de suja e dizer que o ensaio estava nojento? Tenha dó.
Uma das matérias que li trazia uma entrevista com proprietárias de uma clínica de estética. No texto, elas diziam que a depilação estilo Nanda Costa só fazia sucesso entre as mulheres mais velhas e que grande parte preferia com pouco ou nada de pelo. Segundo a matéria, "Elas querem se sentir bem e também agradar o homem. Outro fator que interfere é ela buscar se sentir mais à vontade na hora de fazer sexo. Quanto mais depilada, mais à vontade a mulher se sente, mais limpa e mais bonita. Tem também tem a questão de higiene, já que o pelo acumula impurezas e dificulta a higiene íntima. A higienização é muito mais fácil em uma virilha depilada" (grifos meus). Ok, vamos por partes.
Nanda Costa diz não ter se depilado por escolha, e qual o problema nisso? Sei que há mulheres não se sentem a vontade quando não estão depiladas e preferem estilos como bigodinho do Hitler, ticket de metrô (como dizem na França) e até sem nada. Outras não ligam pra isso e preferem a coisa mais ao natural. Nada contra em nenhum dos casos, acredito que é uma questão de escolha. E que, a priori, deveria ser da própria mulher.
Outro ponto que sublinhei foi o fato de querer agradar ao homem. Tenho muitos amigos do sexo masculino e já ouvi muitos comentários maldosos sobre a falta de depilação. A maioria diz que não se importa, mas o que mais diriam? Eles estão ali, na cara do gol, e não deixariam de marcar porque a grama está muito alta. Mas, por acaso, já passou pela cabeça de vocês homens em como a depilação é um processo trabalhoso e, por vezes, doloroso? Que as vezes simplesmente não temos tempo pra isso? Por favor, levem isso em consideração.
Também não estou defendendo deixar a floresta crescer sem limites. Como o trecho que selecionei também aponta, pelos demais atrapalham a higiene. E o sexo oral, claro. Ninguém quer fios inconvenientes entrando na sua boca e atrapalhando a coisa toda (aproveito pra dar uma dica: meninos também precisam manter a grama baixa, ok?). Mas, definitivamente, não acho que era o caso da Nanda Costa.
O texto do Xico Sá continua sendo o melhor que li até agora. "Só há maldade e erotismo nos pelos." Corre lá.