Faz tempo que queria fazer esse post, mas como a agência onde eu trabalho não permite colocar imagens (nem isso, nem acessar redes sociais... pois é.), tive que esperar uma folga nas minhas noites pra escrever. Vale ressaltar que, como (ainda) não entrevistei a fonte da matéria, todas as citações foram retiradas de uma matéria da Folha e estão transcritas na íntegra.
Inspirado pelo aumento de cirurgias íntimas, o artista plástico inglês Jamie McCartney tirou, durante cinco anos, moldes de gesso de 400 vaginas dos mais diferentes tipos (jovens, velhas, mães, filhas...). O resultado compõe dez painéis que formam o "Grande Mural da Vagina", obra exibida em Londres neste ano. "Quando descobri que era a cirurgia cosmética que mais crescia no meu país, decidi agir. Não quero ser parte de uma sociedade que encoraja as mulheres a cortar sua genitália.", conta McCartney.
O artista, completamente a favor da diversidade, diz que a preocupação das mulheres com relação às suas vaginas é desnecessária. "De onde elas tiram a ideia de que lábios vaginais pequenos e simétricos são melhores? Provavelmente da pornografia.", afirma. O mural, nesse sentido, parece ter ajudado: McCartney revela que recebeu vários e-mails de agradecimento de mulheres que visitaram a exposição. Depois de ver tantas vaginas diferentes, elas passaram a se aceitar como são e outras até desistiram da cirurgia íntima.
O biquíni brasileiro
McCartney também diz que nosso país tem sua parcela de culpa nessa corrida pela vagina perfeita."Sim, o Brasil. Depilar o púbis para acomodar biquínis cada vez menores teve um efeito colateral. As mulheres estão comparando seus corpos como nunca fizeram antes e agora os lábios vaginais entraram no menu dos padrões ridículos."
O artista diz que tem vontade de vir ao Brasil, mas enquanto isso não acontece, você pode conferir o trabalho dele aqui. Nesse link você encontra outras fotos, informações sobre o artista e a exposição, além de vídeos como esse, que traz uma espécie de making off do processo. Ah, tudo em inglês.
A pergunta que deixo para as meninas: vocês se incomodam com o formato da sua vagina? E vocês meninos, reparam realmente nisso?
0 comentários:
Postar um comentário