Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dia Mundial do Preservativo Feminino

Hoje, dia 12 de setembro, será celebrado o primeiro Dia Mundial do Preservativo Feminino. O evento tem como objetivo divulgar informações sobre o método contraceptivo e aumentar o número de pessoas que sabem, usam e apoiam a utilização da camisinha para mulheres. O que você sabe sobre o preservativo feminino?

Embora ainda pouquíssimo conhecido, o preservativo feminino foi inventado na década de 80, mas só em 1993 começaram a ser vendidos em escala comercial. Infelizmente, eles ainda são mais caros que as camisinhas masculinas, além de serem pouco divulgados nos meios de comunicação (nas campanhas contra a AIDS, por exemplo, só vemos os preservativos tradicionais), o que contribui bastante para que o método seja pouco usado. 

Manual de instruções
A camisinha feminina é formada por dois anéis de tamanhos diferentes, localizados em cada uma das pontas do preservativo. Ela é um pouco maior que a masculino (aproximadamente 17 cm de comprimento por 8 cm de diâmetro). 




Vantangens
O preservativo para mulheres pode ser colocado por até oito horas antes da relação sexual e pode ser usado mesmo no período menstrual. Pelo fato de cobrir a vulva, essa camisinha oferece maior proteção contra DSTs, como o HPV (causador de câncer de colo do útero). Esse vírus é transmitido pelo contato com a lesão – tais como verrugas genitais e outros ferimentos nem tão aparentes. O problema é que essas feridas nem sempre estão localizada no pênis, único lugar que camisinha masculina protege.

Ao contrário dos preservativos convencionais, feitos de látex – material que causa irritação à muitos homens – a camisinha feminina é feita de poliuretano, substância com menor possibilidade de causar alergias.

A camisinha feminina possui espessura é mais fina e não aperta o pênis, conferindo mais sensibilidade durante a penetração e garantindo sensação maior contato físico com máxima proteção. Apesar de mais fina, esse preservativo bastante resistente e já vem lubrificado. 

Somando-se a essas vantagens, um bônus: o anel externo da camisinha feminina estimula o clitóris, proporcionado ainda mais prazer para a mulher. 

Comemorando o dia
A DKT do Brasil – empresa dona das marcas Prudence e Prudence L’amour – irá lançar uma ação online especial para as mulheres. A ideia é apresentar os diversos benefícios da camisinha feminina.

A promoção irá acontecer na página da DKT no Facebook e as vinte primeiras pessoas que comentarem o post, citando as vantagens do preservativo para mulheres, receberão um kit exclusivo Prudence L’amour. A divulgação da ação também será feita na página da marca Prudence.

Políticas globais e realidade brasileira
Para quem gosta mais de teoria, um estudo bem bacana “Preservativo Feminino – das políticas globais à realidade brasileira” - . A publicação aborda o processo de consolidação do preservativo feminino em cenários global e local, além de tratar do contexto atual do método contraceptivo, desde sua produção até os resultados da revisão sistemática de sua eficácia, efetividade e aceitabilidade. 


0 comentários:

Postar um comentário