Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aurélia - a dicionária da língua afiada


A notícia não é nova, mas pelo menos para mim era uma novidade. Você sabia que existe um dicionário que reúne os termos do mundo gay? Pois é, ele se chama "Aurélia, A Dicionária da Língua Afiada" (Editora da Bispa, 143 págs., R$ 24) e é fruto do trabalho minucioso e apurado dos pesquisadores e artistas Fred Lib e Ângelo Vip. 

Ângelo Vip e sua dicionária

Segundo o jornalista Vitor Ângelo - verdadeiro nome de Angelo Vip -, a idéia surgiu quando ele trabalhava em um site gay. A partir daí, foram dez anos de gestação, entrevistas com homossexuais e conversas com amigos para coletar expressões do universo gay brasileiro. 

O título, que faz alusão ao ao Aurélio, não agradou a família do falecido dicionarista e nem a editora detentora. Mas, segundo o dono da Bispa, Xico Sá, trata-se de uma homenagem ao nome que se tornou sinônimo de dicionário. “Além disso, seria muito feio se fosse Houaissa [referência ao autor do "Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa", de Antonio Houaiss]”, explica Victor Ângelo.

Com cerca de 1.300 verbetes, o Aurélia traz os termos organizados de acordo com a classificação formal utilizada pelos dicionários convencionais - substantivos, adjetivos, advérbios etc. Além disso, o livro traz a origem geográfica dos vocábulos e outras expressões. 

O politicamente correto do Aurélia, no entanto, termina em sua organização. O tom utilizado no dicionário está longe de fazer a linha da correção. Na primeira página, os autores avisam: "Este dicionário não tem a pretensão de ser politicamente correto. Muitos termos são chulos e pejorativos, podendo ser ofensivos para determinadas pessoas ou grupos. Nesse caso, recomendamos a interrupção imediata da leitura". O verbete badalhoca, por exemplo, quer dizer “pedaços mais ou menos pequenos de fezes que ressecam e ficam presos aos pêlos do ânus”.

Pelo Brasil e outros países de lusófonos
Do sertão a boates requintadas, a obra traz vocábulos colhidos em todas as regiões do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, ir de Angélica significa o mesmo que ir de táxi. Em Goiás, dar uma kenfa é o mesmo que dar um fora em alguém. No estado paulista, o termo extra-fofa refere-se às “barbies que já passaram do peso”. E no Rio Grande do Sul, Gogóia é o mesmo que vagina.

Além de termos regionais, o dicionário também traz vocábulos usados em outros países de língua portuguesa. No Brasil, por exemplo, caminhoneira é um adjetivo pejorativo para a lésbica com aparência ou gestos muito masculinizados. Já em Portugal o termo utilizado é o camioneta. 

Eu já sabia que existiam essas classificações, mas dando uma olhada na Aurélia, descobri que existem mais muito mais que dois ou três termos para designar os tipos de lésbicas. A cookie, por exemplo, é lésbica chic. A boot é aquela lésbica que, como a caminhoneira, é muito masculina. A coronel é a lésbica independente e mais velha, que sustenta a amante. A lesbian chic é aquela que é feminina, culta, bem-arrumada e compoder no picumã. E esses são apenas alguns exemplos.

Veja abaixo outros verbetes e expressões retirados de "Aurélia, a Dicionária da Língua Afiada":

A- art, def, fem.
No mundo gay, o artigo definido feminino é, em muitos casos, anteposto a substantivos próprios ou comuns do gênero masculino, sendo que, no caso dos comuns, o substantivo ele próprio também passa, se possível, para o feminino. Ex.: A Pedro, A Mário; a prédia; a fota; a relógia; a dicionária.

Irene - adj (RS)
Velho. O termo é pronunciado ireeeeeeeene, como o berro de um cabrito

Jogar o picumã- espr.
Virar a cabeça, mudando os cabelos de lado, tal como as loiras fazem, só que de um modo um pouco mais inteligente e com a intenção de menosprezar ou ignorar alguém.

Bafo-Adj.
Termo referente a algo ou alguém que causou alguma coisa. "Ex. Aquela noite foi bafo, bi!"

Jurando- (do v.t.d.i."jurar")
Estar pensando ou acreditando no hype; se sentindo (Expressão usada unicamente no gerúndio).

Bicha-bofe-S.f
Homossexual não efeminado, mas nem sempre ativo.

Bofe-S.m
Homem heterossexual ou homossexual ativo.

Aquendar- (do bajubá) V,t,d. e intr
1-Chamar para prestar atenção, prestar atenção; 2- Fazer alguma função; 3-Pegar, roubar. Forma imperativa e sincompada do verbo: kuein!

Anel de couro - (CE) ânus; edi; rosca

Use a chuca para não passar cheque – utilizar um instrumento para limpeza do reto impedindo que restos de fezes que borram a cueca ou o órgão do parceiro.

0 comentários:

Postar um comentário