Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A verdade sobre a traição masculina

Bom, eu não gosto muito dessas matérias de pesquisa porque na maioria das vezes, elas generalizam o comportamento das pessoas, como se todo mundo seguisse o padrão daquele grupo estudado. Mas vamos lá.

A gente sabe que, infelizmente, trair é uma coisa comum (existem até sites que estimulam isso, e outros que criam alíbis para os puladores de cerca). Motivado em descobrir o por quê da traição masculina, o terapeuta de casais M.Gary Neuman fez uma pesquisa com cem maridos de 48 estados norte-americanos. O levantamento resultou no livro “A verdade sobre a traição masculina” (Best Seller, 25,90).

Entre as revelações, Neuman descobriu que sexo não é o primeiro motivo que leva os homens a pular a cerca. Dentre as respostas, o motivo mais citado é a insatisfação emocional, ou seja, os homens vão procurar fora de casa o carinho, o afeto e o reconhecimento que supostamente não tem com as esposas. Segundo o terapeuta, os “Homens precisam ouvir o quanto são maravilhosos e ser apreciados pelos acertos". Ele aconselha que as mulheres demonstrem seu apreço pelo menos 3 vezes na semana. São várias as maneiras sugeridas pelo escritor: comprar os CDs favoritos dele ou uma lingerie nova para aquela noite especial; fazer um prato que ele goste ou um gesto que diga que ele é atraente e sensual. Engraçado, achei que essa necessidade de atenção e carinho fosse algo do ser humano em geral. Nas mulheres ela leva a carência e a discussão de relação. Nos homens a traição. Ah tá, acho que agora entendi.


Outro fator que pode influenciar os homens a trair é o circulo de amizade. "Ter amigos íntimos infiéis cria uma atmosfera que torna a traição parte de sua vida diária", diz Neuman. O terapeuta recomenda que, para afastar essas más influências, a esposa se esforce para ficar perto deles, estando presente nos encontros entre amigos ou os convidando para sua casa. Quando li essa parte, fiquei pensando várias coisas. 1) Que tipo de amigo admite para a esposa de seu colega que ele tem casos extraconjugais? Ou, que tipo de marido fala para a mulher que seu amigo é infiel? 2) Achei essa coisa de “se esforçar para ficar perto dos amigos” um verdadeiro incentivo para limitar a liberdade do outro. Cadê a confiança nessa história? Não é porque seu amigo trai que você irá fazer o mesmo. 3) Se algumas mulheres já eram paranóicas e controladoras, depois de ler coisas assim ficarão ainda mais.

Por fim, o terapeuta sugere que elas procurem entender a mente do homem que têm em casa. Neuman sugere alguns exercícios para ajudar a mulher a perceber os sinais de perigo e melhorar seu relacionamento, antes que ele vá procurar outra. Ou seja: mulheres, se seu homem te trai é porque você não o entendeu corretamente e não soube dar tudo que seu macho-alfa precisou.

Termino o post com o melhor conselho da matéria: se você sente que seu marido está te traindo, tome uma atitude rápida. Não fique procurando culpados, mude de atitude, ache boas saídas e reverta a situação. Oi?

1)      “Não fique procurando culpados”. Mas já está claro quem é o culpado, não? Sinceramente, não entendo essa coisa de colocar a culpa da traição no comportamento do outro – nesse caso na mulher, que não soube satisfazer corretamente os desejos de seu marido. A culpa é daquele que traí e só dele. Se a pessoa está insatisfeita com seu relacionamento, deve tentar resolver os problemas entre o casal e não trazer uma terceira pessoa para a história.
2)      Tome uma atitude rápida, ache boas saídas e reverta a situação. Ao invés de ficar “p” da vida porque foi enganada, prepare um bom jantar, vá ao shopping, compre uma lingerie nova, elogie seu marido durante a refeição e depois, de sobremesa, lhe proporcione uma noite inesquecível de sexo. Quem sabe assim ele desiste da outra. (Plaquinha de ironia – vai que tem algum Sheldon lendo esse post).

A título de curiosidade, se vocês traem, qual é o motivo?

1 comentários:

Anônimo disse...

O nome desse livro deveria ser: "Machismo, a gente vê por aqui" ou "Machismo, incentivando as mulheres a passar por cima delas mesmas e fazer de tudo pra segurar seus homens desde... sempre!" Muito mais adequado ao conteúdo.

Postar um comentário