Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Especial Moteis Gourmet: Le Monde

Belo Horizonte recebe até o próximo dia 15 o Festival Gastronômico Moteis Gourmet. E claro que a Norma não poderia ficar de fora. Visitei alguns dos estabelecimentos que estão participando para conhecer um pouco mais dos pratos, conversar com o Chef e, claro, conhecer um pouco do motel também.


O primeiro da lista foi o Le Monde, que fica no anel rodoviário entre as avenidas Catalão e Pedro II. Antes do relato, vale ressaltar duas coisas. Não tenho nenhum tipo formação gastronômica, então minhas impressões e avaliações do prato são de uma pessoa leiga. Outro ponto é que optei por fugir do padrão imparcial do jornalismo tradicional e trazer uma resenha que se baseasse bastante na opinião pessoal.


Visitei a cozinha do motel e posso dizer que fiquei muito impressionada. Não que achasse que fosse tudo uma bagunça, mas não pensei que tivesse uma estrutura tão grande. Também conversei com o Chef de cozinha, Jaime Amaral, que me explicou um pouco sobre o funcionamento, os processos e a dinâmica de trabalho. Segundo ele, a cozinha do Le Monde foi construída de modo totalmente racionalizado, pois sempre foi uma preocupação do dono do estabelecimento, desde sua fundação, oferecer gastronomia de qualidade a seus clientes.


Chef do Le Monde, Jaime Amaral
Jaime me mostrou as três câmaras frias para acondicionamento dos produtos e disse que muitos estabelecimentos renomados de BH não possuem tantas estruturas como essas. O Chef, que está há três anos no Le Monde, também disse que foram investidos cerca de 30 mil reais em treinamentos para os funcionários da copa e cozinha.



O cardápio é extenso e possui oito opções de pratos com camarão, além de receitas com carnes exóticas, como pato e codorna. 
Outra curiosidade é que o salmão do Le Monde vem diretamente do Chile, assim como é feito em outros grandes restaurantes de BH.


Quando você poderia imaginar que um motel contaria com toda essa estrutura? Jaime confia que o Festival irá ajudar a quebrar esse tipo paradigma. “Espero que o Moteis Gourmet faça com que as tenham menos preconceito com a comida de motel”, diz. O Chef também foi meu guia num pequeno tour pelo motel, me mostrando outras suítes (Tailandesa, Le Monde e Standart). 












Piscina Suíte Tailandesa


Suíte Tailandesa



Suíte Standart
As suítes possuem uma decoração muito bonita – especialmente a temática – e uma coisa que é muito legal é a limpeza e arrumação delas. Também fiquei impressionada com o tamanho da Le Monde – que possui uma mini boate capaz de receber até 40 pessoas!!

Sobremsa
E agora, vamos ao prato: Filé de linguado recheado com suflê de camarões e aspargos, coberto com espuma de limão siciliano, servido com purê de batata-baroa e aspargos glaceados, a R$ 36. Dica de sobremesa: mousse de chocolate branco com pétalas de rosas.


Custo x Benefício: 10
O prato é enorme. Sou de comer até bastante e não consegui finalizar tudo. Dependendo da fome do casal, dá perfeitamente para dividir. Além disso, a receita traz ingredientes caros – como o camarão, por exemplo – o que faz o preço subir um pouco. Dinheiro bem investido.

Apresentação: 10
O prato é colorido e brinca com diferentes texturas. A espuma de limão siciliano é sensacional. Achei que com o tempo ela fosse ficar aguada ou deixar o prato muito molhado, mas foi um toque que combinou perfeitamente com os outros ingredientes.







Sabor: 9,5
É realmente um prato muito saboroso. Gostei bastante do filé linguado, estava temperado na medida certa. O suflê de camarões também me surpreendeu. Tinha uma textura que parecia derreter na boca e estava muito gostoso. Outra ponto é que ele realmente tinha pedaços de camarões, muitos inclusive. Para quem gosta de pescados é uma ótima pedida!

Criatividade: 9,5
Por tudo que eu disse no item 1 o prato já é bastante criativo. A espuma de limão foi uma sacada genial, nunca tinha experimentado (embora o chef tenha ressaltado que é uma técnica bastante conhecida, mas pouco usada aqui).

Atendimento: 10
Minha visita foi um pouco atípica e o atendimento foi bem diferente do que acontece realmente acontece em um motel. Conversei com o Chef e foi ele próprio quem levou os pratos até a suíte em que estava. Normalmente, nesse tipo de estabelecimento, o atendimento é mais reservado e o cliente não tem contato com os funcionários do motel.
Mas, mesmo assim, quero deixar minhas impressões. O Chef Jayme é extremamente simpático e fez questão de explicar sobre o prato, as técnicas que foram usadas e esclarecer qualquer dúvida que tivesse.

Limpeza do estabelecimento: 10
Conheci a cozinha do Le Monde e também algumas suítes, como destaquei acima. Fiquei impressionada com o tamanho e a organização da cozinha do estabelecimento, não fica a dever nada a cozinhas de grandes restaurantes. As suítes também estavam impecáveis e muito bem arrumadas (com exceção da Le Monde, que fizemos questão de conhecer, mas que havia sido desocupada a pouco e estava em processo de limpeza).

PS: O blogger me odeia e não consegui deixar a página com uma formatação bonita de imagens.



2 comentários:

Ju Afonso disse...

Delicioso!!! Faria sucesso em qualquer restaurante da cidade. Sem contar que eu nunca tinha provado espuma de limão e pétalas de rosa na vida! O motel está de parabéns!

Unknown disse...

Nossa fiquei com água na boca!

Postar um comentário