Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Promiscuidade pode ajudar contra a extinção da espécie

O relacionamento com um só parceiro pode levar ao desaparecimento dos machos

Sugestão do @CedeSilva. ;)

Segundo uma pesquisa realizada pelas universidades de Exeter e de Liverpool, na Grã-Bretanha, mulheres que possuem múltiplos parceiros sexuais têm mais chances de prevenir a extinção da espécie.

De acordo com o estudo, publicado na Current Biology,, o relacionamento promíscuo possui mais chances de gerar filhos homens e, consequentemente, evitar o desaparecimento de uma espécie. Isso acontece porque, para gerar um feto masculino, é preciso que os espermatozóides masculinos sobrevivam. No entanto, a distorção de um cromossomo chamado SR faz com que esses gametas morram antes da fertilização.

Os cientistas acreditam que num relacionamento monogâmico as chances de que as mulheres transmitam o cromossomo SR à seus filhos seja maior. Assim, as possibilidades de nascerem homens seriam menores e a procriação da espécie estaria comprometida.

Para realizar a pesquisa, os estudiosos se basearam na observação da evolução de moscas Drosophilas em dois ambientes diferentes. Em um dos meios, as fêmeas podiam manter relações com múltiplos parceiros, enquanto que no outro, eram submetidas a um relacionamento monogâmico.

Os especialistas perceberam que no caso “promíscuo” não houve o desaparecimento de nenhuma geração. No caso monogâmico, no entanto, os machos desapareceram após nove gerações e por conta disso, cinco das 12 populações criadas também morreram. Acho que os cientistas podiam realizar um estudo mais concreto com a espécie humana né? Aposto que não faltariam exemplos para serem analisados...

Se isso realmente acontecer – se realmente entrarmos na era dos relacionamentos abertos e da promiscuidade – vai ser difícil saber quem é o pai da criança. Acho que vou me adiantar e abrir uma clínica de testes de paternidade.

Fonte: Veja / Imagens: Divulgação

3 comentários:

Ju Afonso disse...

Continuo com minhas dúvidas: porque a chance de nasceram mais mulheres ao invés de homens aumentam nos relacionamentos monogâmicos? Enfim... acho que eles precisam de uma pesquisa humana mais avançada mesmo! Hahahaha

A diferença é que o cientista nem ia estar vivo depois de 9 gerações humanas. Imagina se a pesquisa fosse feita com elefantes? Ia durar, tipo, um milênio!

Beijos!!

Carolda disse...

Sei não, hein... depois disso, o que vai ter de homem por aí usando essa desculpa pra poder comer várias por aí não está no gibi .D
Você também escreve bem direitinho (: Tentei comentar aqui antes, mas tava dando pau.
Beijo, amore!

Ana Flávia disse...

Eu também tenho essas dúvidas Ju... a reportagem não explica muito bem não... afe.

Postar um comentário